quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Oi amores!
E para fechar a maratona Puro Romance com chave de ouro, o sexto livro foi um nacional para lá de perfeito, cheio de viagens, livros e amor fraternal. Vamos descobrir um pouco mais sobre a família V?

Dados Técnicos:
Título: A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novas Páginas
Classificação: 5/5
Número de Páginas: 192
ISBN: 9788581635040
Sinopse: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

Vinícius obteve um sucesso enorme com seus livros, conseguindo destaque nacional e internacional, uma grande editora, no entanto todo trabalho tem responsabilidades, e o dele não é diferente, são semanas de lançamento por todo mundo, viagens intermináveis e por isso ele não pode ficar em casa, apesar da sua esposa estar com câncer em estágio terminal. Enquanto Vinícius bebia e comemorava o lançamento de seu mais novo livro " A Máquina de Contar Histórias"  , até que uma ligação inesperada na manhã seguinte lhe informa a morte de sua esposa junto com a data do enterro.
Correndo ele quase não chega a tempo de ver o caixão descer, suas filhas choraram e as pessoas dizerem as últimas palavras de conforto para um marido devastado pela solidão. Só que os problemas dele estão apenas começando...
Ao chegar em casa e tentar conversar com as suas filha, Valentina, a mais velha, fala diversas verdades e declara seu ódio pelo pai ausente e pelo homem que todos amam, mas que ela não consegue, principalmente por não estar presente quando a mulher que mais o apoio na vida deixou esse mundo.

Nenhum som veio de dentro, e então ele escorregou as costas pela porta e sentou no chão, abraçado  às pernas. O rosto ficou entre os dois joelhos. Sentia perder a filha de dezesseis anos, a menina que já se fazia moça, que assumia responsabilidades e cuidara de Viviana até o fim, do jeito que ele mesmo não havia cuidado. Que escrevera um livro em parceria com a mãe e não fizera a mínima questão de saber a opinião do pai - escritor sobre o texto. Minha filha, escritora, ele pensou. Saber daquilo apenas no enterro da esposa tornava a dor ainda maior.
Desesperado ele acaba por encontrar o quarto da filha destrancado enquanto ela está na escola e ao esbarrar no mouse o computador se liga.  Curioso ele resolve ver as guias que estavam abertas: um vídeo, um e-mail para uma amiga e um manuscrito. Chocado por realmente não conhecer nada da filha, ele decidi salvar o manuscrito em um pen drive e ler depois, além de salvar o e-mail da amiga para onde a filha desabafa seu ódio por ele. E-mail esse uma das coisas mais geniais do livro.
Ele decide que o melhor modo de se unir as filhas é por meio de uma viagem, sem contar o destino a nenhuma delas ele escolhe três países cada um com um significado especial e revelado só ao final do livro. Nessa aventura ele conta com a ajuda de Bárbara, a amiga virtual de sua filha, para saber como agradá-la.  Mas uma viagem poderá compensar anos de ausência? Uma viagem poderá suprir anos de necessidades não compreendidas?

Então o e-mail anunciou a chegada de nova mensagem de Bárbara.
Carinho, só carinho. Ela não precisa de mais nada na vida...
Após alguns instantes com a mão sobre o teclado, ele fechou o computador e dormiu sem responder. Como poucas vezes na vida, faltaram-lhe as palavras para escrever.  
O livro é muito tocante, principalmente no sentido de evolução dos personagens pois todos eles começam o livro de um jeito e terminam de outro quase totalmente diferente, mesmo os secundários. Sem dúvidas é uma obra prima e uma história para se contar ao mundo. Com a internet, horas extras e pais que precisam trabalhar cada vez mais, a família moderna tende a se afastar e a se unir apenas em momentos de necessidade extrema (morte, doenças graves e afins) e isso é demonstrado no livro através da ausência de Vinícius, acredito que essa seja uma das críticas de maior importância dentro da história. Qual o valor do tempo que se passa com a sua família? Vale realmente as horas extras, o uso em excesso das redes sociais, enfim, realmente tudo isso , vale mais que o tempo juntos? São questões que ficaram na minha mente após a leitura, que precisei compartilhar com vocês.
A vantagem de Vinícius nessa história toda, além do e-mail, é saber que a filha é escritora assim como ele e por mais que ela não admita isso, provavelmente nem para si mesma, isso é um elo que começa a uni-los cada vez mais ao invés de afasta-los como fazia antigamente. Outro ponto muito interessantes são alguns flashbacks que o autor coloca, através dos quais é possível conhecer um pouco Viviane e lamentar por sua morte prematura.
Os países escolhidos, os significados ocultos em casa elemento que o autor utiliza tornam o final do livro fantástico e surpreendente.
De todos os personagens o que eu mais gostei foi de Valentina, ela tem uma personalidade encantadora conforme você consegue ir percebendo ao decorrer do livro...  Ela defende tanto a mãe e com tanto carinho que isso se torna motivo o suficiente para odiar o pai pela sua ausência, mas principalmente por odiá-lo por não estar presente quando era mais importante, não apoiar sua família. Escrever é algo que ela necessita fazer, que lhe dá prazer, mas ainda sim, ela faz isso sem pedir qualquer conselho ou contar ao pai sobre isso. Ela é independente e apesar de tudo consegue encontrar um pouco de alegria dentro de si. Definitivamente ela foi a personagem que mais me cativou.
Só posso dizer que amei cada página, cada paragrafo e cada segundo que pude estar com esse livro, e a melhor parte é que ele é nacional. É tão gostoso quando nos identificamos e criamos esse carinho por livros que o autor pode esbarrar com a gente na rua. Simplesmente divino.
Me despeço hoje deixando esse diálogo perfeito:

- Papai, você é famoso? - Vida repetiu a pergunta de poucos dias antes.
- Não, minha linda. Mas, se vocês duas virarem minhas fãs, eu vou ser o homem mais famoso e feliz do mundo - a resposta foi a mesma, ainda permeada pela incerteza se aquilo estava mais perto ou mais longe de acontecer.
Beijos! 

2 comentários:

  1. Parece ser muito bom este livro. Sinceramente, não o conhecia. Me despertou interesse, qualquer oportunidade que eu tiver com certeza irei lê-lo. Beijos.
    http://nailsforyoung.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li em praticamente um dia, não conseguia parar. A escrita é espetacular, os personagens super envolventes, o livro tem um pouco de tudo e ao mesmo tempo não é carregado. Ficou a vontade de ler mais coisas do Gomyde.
    Beijos Lari.
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, é sempre bom poder encontrar você por aqui, mas para que isso possa ser mais bacana deixe um comentário para trocarmos ideias, que tal?
Beijos!

SEGUIDORES

Maria Margarida

Começando bem o ano

Quote da Semana

Quando se lançou naquela aventura sabia que deveria ser uma única noite, mas seu coração traiçoeiro não quis. Seu coração traiçoeiro quis coisas impossíveis. Coisas que teriam um preço.


Você Arranjou Um Problema - Silvia Fernanda
Tecnologia do Blogger.

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página

SPHair Cosméticos

Autores Parceiros

Autores Parceiros

Autores Parceiros

Blogues Parceiros

Autores Parceiros

Fique por dentro em qualquer idioma!

PERFIL

Play!

PageRank

PageRank

set